segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VIOLÃO

Evidio Zimmer

Violão, instrumento de seis cordas.
Quando bem afinado,
Tens um som harmonioso,
O qual me torna mais meloso,
Quanto te ouço ao amar.

Violão,
Até os passarinhos
Invejam a tua fama.
Por não estarem presentes,
Na canção de quem ama.

TRÊS MANEIRAS DE SEGURÁ-LO
Um dia observei que existem três maneiras de segurar um instrumento de cordas. São três maneiras de tocar. Na verdade são três emoções diferentes.
O roqueiro toca em pé e mantém a guitarra próxima ao órgão sexual, isso porque ele toca com “tesão”. Os violeiros, ou os músicos sertanejos raiz tocam com a viola encostada ao peito, junto com o coração, isso porque tocam por amor. Já o terceiro grupo, os da MPB, como João Gilberto, eles tocam sentados e seguram o violão próximo ao estômago, são os que se alimentam de cultura, diria que “comem” música.
Outro detalhe interessante é que o gaúcho sempre faz proezas em cima de um cavalo. Ele soma a sua inteligência, com a destreza e a força física do animal, já os cantores sertanejos sempre apresentam o animal como inteligente. É sempre o animal que se destaca, como numa música que fala do boi “bandido”, que apesar de ser violento, protege uma criança durante o estouro de uma boiada.
Não quero dizer que um ou outro esteja errado, são apenas duas maneiras de ver ou de se relacionar com os animais.
Quando eu tinha 19 anos comprei um violão e tentei ser músico, depois de alguns anos tentando me tornei um bom ouvinte e hoje ouço o que é bom, não importa se for rock, sertanejo raiz ou MPB. Só que tem que ser bom, afinal, eu não aprendi a tocar, mas aprendi a ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário